AAEAAQAAAAAAAAcNAAAAJGE5NzMyNWFkLWFjNTQtNGMxMy1hYWY3LWRiNjFlYzdlYzMxMg

A Ciência do Consumo Aplicada.

A Ciência do Consumo Aplicada.

A Ciência do Consumo Aplicada:

Os profissionais de Marketing, estão cada vez mais focados em segmentar e interagir com seu target, para tornar a experiência do usuário customizada(CX). Tudo isso tem que estar alinhado também no ROI(retorno sobre investimento). Parece bem simples, uma segmentação, uma estratégia de marketing e um cálculo matemático para agregar nos resultados. Infelizmente a simplicidade só aparenta.

Um dos principais recursos para segmentação é saber sobre o comportamento do consumidor, para isso é necessário o entendimento aprofundado sobre o consumo conhecido como a Ciência do Consumo. Segundo a ESPM Ciências do Consumo é: “analisar o modo como o indivíduo consumidor troca recursos por bens e serviços e aufere gratificação nesse processo,bem como investigar os motivos que o levam a realizar essa troca. Emprega a biologia e as neurociências como auxiliares na compreensão das peculiaridades das condutas de homem e mulher, de criança e adolescente,de adulto e idoso.”

Após o conhecimento teórico, seguimos com a prática, organizando os dados para desenvolver as estratégias, trazendo ao target atenção personalizada, usando 5 maneiras para atrair e reter os clientes ideais :

Customer Relationship Management(CRM)

Marketing Cross-Channel

Marketing de Conteúdo

Marketing Social

Gestão de dados