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Conheçam as 8 principais tendências do Marketing Digital

Com base em informações recolhidas nos principais sites de referência em marketing digital do mundo, e palestras e seminários dos quais tive a oportunidade de participar aqui e no exterior durante este ano, como parte do processo de atualização de nossa equipe, elaborei a lista abaixo, com algumas das principais tendências do marketing digital no Brasil .

1-   Marketing de conteúdo continua em alta

Como no ano passado, continuamos a apostar forte no marketing de conteúdo como uma das principais tendências do marketing digital.

Uma das principais maneiras para as marcas estabelecerem sua autoridade e ganharem a confiança dos consumidores é através da criação de conteúdo que agregue valor e informação ao dia a dia das pessoas.

Isso geralmente envolve informações relevantes sobre o mercado, que esclarecem ou entretêm o público. O Ibound Marketing permite que uma empresa construa progressivamente um relacionamento com seu público-alvo e dessa forma conquiste a confiança e preferência das pessoas.

O marketing de conteúdo desponta como uma das grandes tendências do marketing digital e deve se destacar em blogs e outras mídias sociais.

Outro motivo para apostarmos fortemente no marketing de conteúdo é o custo deste tipo de estratégia.

Em tempos de mídias pagar cada vez mais caras, com os preços do AdWords indo as nuvens e Facebook Ads idem, as táticas de Inbound Marketing custam 60% menos que as ações do marketing convencional.

Em tempos difíceis como os que estaremos vivendo no Brasil, esse é o argumento final, mas para reforça-lo ainda temos o argumento da elevada taxa de conversão desse tipo de ação.

2-   SEO se adaptando a novos hábitos e tecnologias

Uma das principais tendências do marketing digital, no que diz respeito a SEO – Search Engine Optimization , é a adaptação das estratégias a novas tecnologia e hábitos dos consumidores.

De forma geral, as técnicas básicas de SEO não sofreram grandes mudanças, mas a forma de aplicá-las a sites e lojas virtuais deverão passar por modificações visando se adaptarem a novas formas das pessoas usarem a Internet.

Outro ponto que merece destaque entre as tendências do marketing online é o SEO local. Com o aumento do tráfego através de dispositivos móveis, esse segmento do processo de otimização de sites para ferramentas de busca deve ganhar ainda mais relevância.

3 – Crescimento do volume de buscas por voz

Com a busca por voz já representando 20% das buscas, as empresas levarão em consideração esse perfil de usuário em suas estratégias de SEO. Com todos os principais provedores de tecnologia que investem em assistentes virtuais, a tecnologia de inteligência artificial, se tornará uma parte fundamental da jornada de um usuário com uma marca.

Novos dispositivos habilitados para voz, como o Alexa da Amazon e o Google Home, foram um sucesso entre os consumidores. O uso destes dispositivos deverá apresentar um forte crescimento e deve se tornar uma das maiores tendências de marketing digital .

Querendo ou não, a busca por voz afeta as estratégias de SEO e exige que incorporemos comandos de voz em nossas estratégias de busca orgânica, principalmente nas que envolvem táticas de SEO local.

4 – Links Patrocinados – Novo round na luta Google x Facebook

Outra tendência forte para o marketing digital é um acirramento da luta entre o Google e o Facebook na área dos links patrocinados. O AdWords tem perdido muito espaço para os Facebook Ads, o que vem preocupando muito a equipe de Mountain View.

A reposta tem sido recursos cada vez mais sofisticados no Google Ads e um poder de segmentação cada vez maior.

Outra tendência, esta específica aqui do Brasil, será a do aumento do CPC – Custo Por Click no Adwords em função do ingresso de novos anunciantes em função de uma esperada melhora da economia brasileira.

Como o sistema funciona na forma de leilão, a competição deverá maior por palavras-chave, deverá provocar uma ligeira alta nos preços.

5 – Estratégias de remarketing cada vez mais sofisticadas

Você sabia que 97% das pessoas que visitam uma loja online pela primeira vez saem sem comprar absolutamente nada? Com essas estatísticas, não é de admirar que o remarketing seja mais uma vez destaque entre as grandes tendências de marketing digital.

Em poucas palavras, o remarketing funciona através da utilização de cookies do navegador para rastrear os sites que os usuários visitam.

Uma vez que saem de um determinado ambiente, os produtos ou serviços por eles vistos serão mostrados a eles novamente em anúncios em diferentes websites.

6 – Marketing em tempo real por geolocalização

O marketing por geolocaliozação, permitido por ferramentas disponíveis no Google, Facebook e Instagram, oferecem às mascar a possibilidade de veicular seus anúncios em função de uma segmentação para dispositivos móveis.

Usando esse recurso, as marcas conseguem entregar seus anúncios aos consumidores, assim que o GPS do telefone é identificado próximo à localidade de uma de suas unidades.

Por exemplo, a Starbucks oferece a ferramenta “Mobile Order and Pay”, que permite aos clientes comprar itens online e buscá-los na loja mais próxima.

7 – Funis de conversão com menos etapas

Outro grande destaque, desta vez no que diz a estruturas de campanha, será o surgimento de funis de conversão com cada vez menos passos e uma consequente redução de custos com campanhas que sejam bem estruturadas.

As ferramentas de Remarketing evoluíram muito no último ano, oferecem cada vez mais opções de segmentação e em um ambiente em que os funis de conversão precisam ser cada vez mais rápidos, em função da concorrência, isso é essencial.

Se por um lado isso exige campanhas cada vez mais sofisticadas, por outro reduz drasticamente o investimento em mídia paga.

8 – Influenciadores digitais em alta

Outro destaque entre as tendências do marketing digital é o uso cada vez maior por parte das marcas, do poder dos Influenciadores Digitais em suas campanhas.

Algumas pesquisas mostram que aproximadamente 90% das pessoas confiam nas opiniões de amigos e colegas em redes sociais e somente 30% dessas pessoas levam em conta na hora de decidir, a argumentação de anúncios pagos como Google AdWords e Facebook Ads.

Em um cenário como este é razoável apostar em uma participação cada vez maior dos influenciadores digitais em campanhas, principalmente aquelas que têm como principal veículo as redes sociais.

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